domingo, 13 de novembro de 2011

Fato Social ou confuso estigma

Por Rodrigo Nascimento


Fato social é um comportamento padrão da sociedade, quando o individuo toma vertentes opostas tem como consequência o julgamento perante a sociedade. Um barbudo não é necessariamente um terrorista, nem mesmo um japonês é cientista, mas devemos considerar a seguinte hipótese, os japoneses ou o barbudo, passaram por um processo, onde eles foram relacionados a momentos históricos ou são caracterizados pelo seu comportamento em sua sociedade.
Quando foi feita a relação pudemos notar que quando prepusemos, o comportamento da sociedade passa a ser estigmatizado e fazer parte também de um fato social, mas existem mais coisas a serem consideradas, porque fato social justifica os valores morais da sociedade, ou seja, quando, por exemplo, uma pessoa vai prestar vestibular de pijama, consequentemente os demais vestibulandos irão notar e comentar a postura deste individuo agindo de forma diferente.

Um comentário:

  1. Aquilo que é diferente geralmente chama a atenção, ou incomoda... não é mesmo? ._.

    E é verdade. Vivemos em uma sociedade de aparências. Lembro-me de uma passagem na obra 'O Príncipe', de Machiavelli, que diz que o que importa não é o que somos ou pensamos, mas sim o que aparentamos; é isso que sempre será levado em conta.

    Está tão enraizado tal pensamento na sociedade que é até difícil imaginar outra maneira de ver a vida e as pessoas.

    ResponderExcluir